Vivian Girls – Share The Joy

by

Share The Joy [2011] <- Download

I don’t wanna be like the other girls” é a frase que abre Share The Joy, terceiro álbum das Vivian Girls. É inevitável, por mais que a letra não explicite tal idéia, pensar na avalanche de grupos femininos de garage rock surgidos após a estréia das novaiorquinas em 2008. Das inglesas do Pens até as costa-riquenhas Las Robertas, passando pelas californianas Dum Dum Girls e Best Coast (que conta hoje com a baterista original das VG, Ali), uma multidão se deu bem seguindo os passos das Vivian Girls. Não que o som do trio fosse algo inédito — a fórmula existia ao menos desde meados dos anos 80, com Shop Assistants e congêneres britânicos. Mas é compreensível que Cassie Ramone (guitarra/vocal), Kickball Katy (baixo/vocal) e a nova baterista Fiona Campbell sintam vontade de afirmar sua posição de pioneiras na tendência agora mais que estabelecida.

Durante as breves pausas de seu projeto principal no ano passado, Cassie formou o Babies, com Kevin Morby, baixista do Woods. O supergrupo do Brooklyn lançou um bom disco de estréia pela Shrimper, produzido por Jarvis Taverniere, colega de banda de Morby. O sucessor de Everything Goes Wrong, de 2009, também foi registrado na Rear House, estúdio de Tarverniere, que auxiliou as garotas nas gravações. Share The Joy (pré-encomenda aqui) marca a transição das Vivian Girls da emblemática In The Red para a Polyvinyl, casa de nomes como Of Montreal, Deerhoof e Japandroids. Suas dez canções mantêm a qualidade dos trabalhos anteriores, desta vez com uma produção ligeiramente mais rica — enfatizando as raízes no pop dos anos 60.

A duração das faixas continua a tendência crescente demonstrada no lançamento de 2009 — a já citada abertura The Other Girls e o ótimo encerramento Light In Your Eyes forçam a barreira dos seis minutos, com solos desajeitados e mudanças de andamento. Não obstante, o tempo total continua abaixo dos quarenta minutos. As letras soam mais reflexivas do que de costume, aprofundando os temas docemente pessimistas que sempre permearam as músicas da banda. Se há, entretanto, uma mensagem principal por trás dos contos de amor de Share The Joy, Death é uma boa catalizadora — na penúltima faixa do álbum afirma-se incansavelmente, como um mantra, “I wanna stay alive”. As novaiorquinas chegaram ao seu terceiro disco com confiança e vigor que pouquíssimos na geração anterior apresentaram. Não há motivos para acreditar que elas não sejam capazes de mais.

Tags: , , , , , ,

3 Respostas to “Vivian Girls – Share The Joy”

  1. Aline Says:

    Olá!!
    Adoro o blog de vcs, e foi através dele que conheci muitas bandas e uma delas é Vivian Girls e tenho curtido constantemente, agradeço muito por vcs existirem.
    ah, o link deste ultimo cd foi retirado, caso tenha como posta-lo de novo seria muito bom.
    No mais longa vida ao blog!!!
    Valeu!!

  2. aikanae Says:

    Link is down.

  3. André Says:

    arrumado – fixed! (:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: