Urusei Yatsura – Pulpo!

by


Pulpo! [1997] <- Download

Batizado em homenagem a um antigo mangá, e desde cedo renomeado deste lado do Atlântico e no Japão como apenas Yatsura (devido, você sabe, a leis), o Urusei Yatsura é um clássico exemplo de banda britânica dos anos 90 que optou por seguir a cartilha americana. O grupo foi formado em 1993, em Glasgow, pelos guitarristas Graham Kemp e Fergus Lawrie, que dividiam os vocais, e os irmãos Elaine e Ian Graham, respectivamente no baixo e bateria. Lançaram em 1995 o EP All Hail Yatsura, e no ano seguinte o incrível álbum We Are Urusei Yatsura, gerando prestígio instantâneo no meio indie da ilha.

Pulpo! saiu em 1997 pela Ché, reunindo singles e faixas de compilações. É inegável a influência do cânone norte-americano, sobretudo a indisciplina do Pavement e a barulheira do Sonic Youth. Mas não é um caso, como frequentemente se insinua a respeito do quarteto, de mera réplica — o Yatsura tem, sim, personalidade própria. Entre as 12 faixas da coletânea encontramos alguns dos melhores momentos dos escoceses, como Down Home Kitty e o hit Fake Fur. Há também passagens mais calmas, com violões, propiciando um descanso aos ouvidos que teria feito da estréia um disco ainda mais forte.

Kozee Heart, discutivelmente a faixa mais Pavement aqui, inicia com uma fala que zomba da condição derivativa do grupo e ilustra bem seu senso de humor: “Hey kids! This song was inspired by Steve Malkmus and the magic of Pavement. But before you write in and start taking the piss out of us, just remember: we could be doing this all the time! Please enjoy.” A banda acabou em 2001, após lançar seu terceiro álbum, Everybody Loves Urusei Yatsura. Kemp seguiu carreira-solo, e os demais integrantes continuam tocando juntos, com o nome Projekt A-KO — outro desenho japonês, mas desta vez com uma preventiva corruptela ortográfica.

Tags: , , , , , ,

3 Respostas to “Urusei Yatsura – Pulpo!”

  1. Anão Says:

    Cara muito bom o blog! Voce tem esta raridade – Bricks, A Microphone & a Box of Dirt – banda pre-superchunk, no Wilfully tem mas esta incompleto so algumas faixas. Obrigado!

  2. eduardo Says:

    bem-vindo, anão!

    temos sim. faz tempo que to enrolando pra postar este disco (320kbps completinho). em breve vai estar aqui no blog.

    Abraço

  3. Anão Says:

    O loco não acredito !!!!!!!
    Muito obrigado mesmo , não esqueça por favor, uma lista grande de amigos na espectativa dessa pérola que em nenhum blog tem. Vi o video deles no Youtube bem engraçado, é muito bom e a cara do teu blog, que acompanho sempre.
    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: