Broken Social Scene – Lo-Fi For The Dividing Nights

by

Lo-Fi For The Dividing Nights EP [2010] <- Download

Pouquíssimos nomes deixaram uma efetiva marca na década recém-finada como o Broken Social Scene. Os canadenses foram uma das bandas mais influentes no que o futuro enxergará como o indie dos anos 00. Eis que a década acaba, e o que está feito está feito. Inúmeros grupos adotaram o método coletivo — e teoricamente caótico — de produção, muitos com bons resultados. A postura descompromissada, em contraste com a exuberância e a multiplicidade do som, não são mais novidade, embora ainda reverberem com vigor.

O disco novo do BSS, Forgiveness Rock Record, resgata as raízes mais pop do super-grupo. Lembra pouco a obra-prima You Forgot It In People, por exemplo, que demandava paciência e atenção para se encontrar o núcleo pop das composições sob as intrincadas estruturas e os arranjos experimentais. As 15 faixas do quarto álbum aproximam-se do By Divine Right, ótima banda pela qual passaram Brenden Canning e Feist nos anos 90. Conquanto ainda venham impecavelmente orquestradas, são mais imediatas, mais tradicionais.

Durante o tempo livre na produção de FRR, os integrantes do coletivo foram aos poucos registrando novas idéias, de forma direta e rápida. Notaram, por fim, que aquelas faixas compunham algo distinto — mais do que demos, apontavam para uma nova direção. Lo-Fi For The Dividing Nights está sendo oferecido para download gratuito na encomenda do novo disco. Predominantemente instrumentais, suas dez músicas — mais climáticas do que o conteúdo de seu irmão maior, e definitivamente mais soturnas e delicadas — lembram nomes como o Microphones, e os momentos de maior experimentação da Elephant 6. Em geral, não soam como sobras. Juntamente com Forgiveness Rock Record, Lo-Fi For… marca o início de uma nova fase para o BSS. Uma boa fase, ao que tudo indica.

Broken Social Scene - Song For Dee
Broken Social Scene - Paperweight Room

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: