Slint – Spiderland

by

Spiderland [1991] <- Download

Spiderland é o segundo e último disco do Slint. Lançado pela Touch And Go em 1991, é tido como um dos pilares do post-rock, e sua influência é nítida em inúmeros grupos de proposta experimental até os dias de hoje. O Slint foi formado por volta de 1986 na cidade de Louisville, Kentucky, das cinzas do Squirrel Bait. Sua estréia, Tweez, produzida por Steve Albini, saiu em 1989 pela Jennifer Hartman Records, selo dos próprios integrantes.

Passada a turnê de Tweez, os membros do Slint ingressaram na faculdade. Michael McMahan (guitarra/vocal) e Britt Walford (bateria/guitarra/vocal) começaram a trabalhar nas canções instrumentais que viriam a compor seu próximo projeto. Após ensaios que tomaram boa parte do verão de 1990, o quarteto entrou em estúdio com o produtor Brian Paulson. Os vocais e letras das seis faixas, reza a lenda, foram escritos durante os quatro estressantes dias de gravação. Ao menos um dos membros da banda teria sido internado em uma clínica psiquiátrica no período de produção.

Spiderland, à primeira audição, é claustrofóbico e perturbador. A sonoridade é austera — apenas guitarras, baixo e bateria; sem efeitos ou truques aparentes. Os vocais são majoritariamente falados, e raramente tomam a dianteira. Com o tempo, porém, percebe-se a força da interação dos músicos. Em menos de 40 minutos, das notas etéreas da abertura Breadcrumb Trail aos gritos de “I miss you” que encerram o disco, o Slint aborda mais emoções humanas do que muitos grupos em toda uma carreira.

Uma das imagens mais marcantes do rock alternativo, a incrível foto da capa de Spiderland foi feita pelo conterrâneo Will Oldham. Após o término mal-esclarecido da banda, Oldham teve ao seu lado em diferentes momentos todos os membros do Slint — em seu projeto Palace. O guitarrista David Pajo, já graduado em Artes, tornou-se baixista do Tortoise, tendo também tocado com McMahan no the For Carnation. O baixista original, Ethan Buckler, foi baterista do Breeders (sob o nome Shannon Doughton).

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: