Swirlies – Blonder Tongue Audio Baton

by

Blonder Tongue Audio Baton [1993] <- Downlaod

Nos anos 90, poucos nomes representam a epígrafe “clássico perdido” tão bem quanto o Swirlies. O grupo de Boston uniu de forma ímpar o som denso do My Bloody Valentine e a sujeira difusa da fase de ouro do indie americano. De 1992 para cá, o Swirlies acumulou dezenas de lançamentos,  por gravadoras como a Slumberland (onde começaram), a Pop Narcotic e a Simple Machines. Mas a responsável pelos principais registros da banda foi a improvável conterrânea Taang! Records.

Blonder Tongue Audio Baton, de 1993, é o primeiro álbum do Swirlies. Segundo lançamento do grupo pela Taang! — sucedendo What to Do About Them, EP que compila os primeiros singles —, o disco chama atenção pela diversidade. Saltam aos ouvidos colagens sonoras, Moogs, Mellotrons, e todos os barulhos estranhos que uma guitarra possa produzir. Os vocais suaves (masculino e feminino) dos guitarristas Damon Tuntunjian e Seana Carmody agregam cores dream pop à cacofonia reinante, e a produção flutua com naturalidade entre o requinte de Loveless e o perfeito amadorismo.

O Swirlies nunca encerrou oficialmente suas atividades. Na última década, lançaram cassetes e discos pelo seu próprio selo, o Sneaky Flute Empire, e fizeram uma turnê com o Lilys. No ano passado voltaram a se apresentar, ao lado de Gregory & The Hawk, Takka Takka e Autodrone.

Tags: , , , , , , , , , , ,

5 Respostas to “Swirlies – Blonder Tongue Audio Baton”

  1. Says:

    Essa capa é foda!

  2. André Says:

    Muito! Todas as capas do Swirlies são ótimas, mas essa é a minha preferida!

  3. cradion Says:

    grande album, altamente chapante..

  4. Medina Says:

    AMO este disco

  5. Lenola – The Swerving Corpse « last splash Says:

    […] tosco que o Lilys e menos complexo que o Swirlies, o Lenola figura ao lado das duas no seleto — e largamente negligenciado — grupo de bandas que […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: