Scrawl – Velvet Hammer

by

Velvet Hammer [1993] <- Download

Antes que Ohio ficasse marcada por suas bandas de porão e gravações lo-fi — quando o estado ainda não tinha qualquer relevância no rock alternativo —, o Scrawl lançou seu primeiro álbum. Plus, Also, Too, financiado por uma vaquinha organizada entre amigos da banda, saiu em 1987 pela pequena No Other. O disco gerou bons comentários, e levou o trio feminino de Columbus a um contrato com a Rough Trade US. Até o pedido de falência do braço americano da gravadora inglesa, saíram He’s Drunk (1988), gravado no estúdio do Prince (!), e o ótimo Smallmouth (1990), com o produtor Gary Smith (Pixies, Throwing Muses, Chills).

Velvet Hammer foi lançado pela Simple Machines* em 1993. O quarto dos seis álbuns do Scrawl marcou a estréia do baterista Dana Marshall, primeiro integrante masculino do grupo, que tornou o som mais coeso e entrosado. Crua e ameaçadora (como de costume), a produção de Steve Albini realça o aspecto mais dramático da banda — garantindo às dez composições, escritas e cantadas pela baixista Sue Harshe e pela guitarrista Marcy Mays, uma profundidade inédita. Velvet Hammer é capaz de agradar tanto a fãs dos clássicos do Pixies e da PJ Harvey produzidos por Albini quanto aos admiradores de Liz Phair, Throwing Muses e Afghan Whigs (cujo aclamado Gentlemen, na faixa My Curse, traz uma participação de Mays nos vocais).

*A Simple Machines organizou, em 1992, um excelente tributo ao Beat Happening, já postado no Last Splash. Ao lado do Scrawl, participam nomes como Lou Barlow, Velocity Girl, Superchunk e o casal Thurston Moore e Kim Gordon.

Scrawl - Your Mother Wants To Know
Scrawl - Prize

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: