Sport Murphy – Uncle

by

Uncle [2003] <- Download

Nos anos 90, Mike “Sport” Murphy foi frontman do The Skells, quinteto de New Jersey que lançou três discos. Com o fim do grupo,  Mike mudou-se para Long Island e começou a compor novas músicas. Willoughby saiu em 1999, seguido um ano depois por Magic Bean. Diferente do Skells — que, nos moldes do Pogues, misturava punk rock com música folk irlandesa —, a carreira solo de Sport Murphy remete a nomes como Leonard Cohen, Van Morrison e Tom Waits.

Peter Vega, sobrinho de Murphy, nasceu quando o tio era pequeno. Os dois foram criados como irmãos, após o divórcio dos pais de Peter, e continuaram próximos por toda a vida. Até o dia 11 de setembro de 2001. Peter, bombeiro em Nova York, morreu cumprindo seu dever. O corpo só foi encontrado no primeiro dia de 2002. Mike entrou em depressão, disposto a abandonar a música, e apenas com o incentivo de amigos — como Slim Moon, fundador da Kill Rock Stars, que lançou todos os seus discos — convenceu-se a produzir um novo trabalho. O resultado é Uncle.

Lançado em 2003, o último álbum de Sport Murphy é bastante diversificado. Suas 22 faixas não são de todo depressivas, como seria de se imaginar; tampouco cruas ou mal-acabadas. Uncle se volta para o universo pessoal de seu autor — o disco se chama “tio”, não “sobrinho”. Em meio a vinhetas com vozes infantis, tão inocentes e distantes quanto a foto desbotada da capa, Murphy se dirige a Peter, evoca memórias da infância, reclama com Deus. Até mesmo músicas divertidas, ainda que amargas (como Paul La Grutta e Such A Beautiful Sight), compõem o mosaico. Um disco corajoso, e uma bela despedida em potencial para uma carreira que não merece acabar tão cedo.

The Late Days Of Summer
Paul La GruttaEverybody's Gone

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: