Ulysses – .010

by

download
.010 [2004] <-Download

Robert Schneider é o líder do Apples in Stereo, banda que recentemente ficou conhecida do grande público através de um comercial da Pepsi. Desde então, o Apples passou a dividir com o Of Montreal o posto de filho mais popular do coletivo/gravadora Elephant 6. No entanto, a importância de Schneider para a E6 não se restringe a divulgá-la para o mainstream. Além de ter sido um dos seus mentores, foi ele quem produziu In The Aeroplane Over The Sea, do Neutral Milk Hotel, disco mais cultuado do coletivo. Acrescenta-se ainda a sua biografia o Marbles, um projeto solo que remete aos primórdios da panela folk-psicodelia-lo-fi surgida em Denver – e depois fixada em Athens. Mas este post é sobre o desconhecido Ulysses, excelente projeto paralelo que rendeu-lhe um dos melhores álbuns de sua carreira.

Com o término de um relacionamento, Robert foi morar em Lexington, Kentucky, onde deu à luz o primeiro e último álbum do Ulysses. .010 é uma exceção no catálogo E6, renegando a tradição folk para emular as guitar bands americanas dos anos 90 – nem o Chocolate USA foi tão longe nesta direção. Gravado ao vivo, o álbum tem guitarras que sugerem a influência de Pavement, Dinosaur Jr e Wedding Present. Dito desta maneira, parece uma volta à estréia do Apples, marcada por gravações lo-fi e passagens noise. Não é bem assim. Overdubs posteriores deixaram o som mais cheio e polido, de modo que, na discografia da banda principal de Schneider, o disco se encaixaria na transição entre o barulhento Velocity of Sound, de 2002, e o radiofônico New Magnetic Wonder, de 2007.

.010 alterna entre sentimentos extremos decorrentes de uma separação. De um lado, desolação e insegurança; do outro, liberdade e o vislumbramento de uma nova etapa da vida. E como não estamos falando de um divorciado qualquer, mas de Robert Schneider, estes sentimentos vem à tona em canções redondas, na medida para serem usadas em comerciais de refrigerante. A abertura Push You Away tem uma progressão de acordes melancólica e viciante, que desemboca numa redenção pop, com um coro cantado a todos pulmões. Já a agitada The Falcon representa a outra faceta, empolgante do começo ao fim, que funciona para animar festas de apartamento, com os móveis afastados e latas de cerveja pela casa.

Push You Away
The Falcon Castles In Spain

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “Ulysses – .010”

  1. Alex L.C. Says:

    aaeee!!!

    agora so falta aquele do grandaddy sei la como q escreve q eu ouvi na sua casa : P

  2. Says:

    eu lembro desse ai do Grandaddy, é fodão!

  3. Apples in Stereo – Travellers in Space and Time « last splash Says:

    […] do Apples ocorreu a passos bem mais largos do que a sofrida pelo Of Montreal. Classificado por Robert Schneider como “retro-futuristic super-pop“, este sétimo álbum dá um tratamento quase robótico a […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: