Flying Nun – Getting Older 1981-1991 (VA)

by

282412

Getting Older 1981-1991 [1991] <- Download

Fosse a Flying Nun Records dos EUA ou do Reino Unido, seria tão cultuada quanto a SST, a 4AD, a Creation, a Sub Pop, ou qualquer outra gravadora independente emblemática na história do rock alternativo. Como esses selos, ela foi de extrema importância para a cena local em que se inseria, e mesmo para a música de seu país em um sentido mais amplo. Desenvolveu uma identidade própria, alheia a demandas mercadológicas e guiada apenas por uma idéia de som, e resistiu bravamente a todas as dificuldades, conquistando um público fiel ao longo de quase trinta anos de atividade. Mas acontece que a freira voadora é da Nova Zelândia, e o isolamento geográfico tem suas desvantagens.

Fundada em 1981 pelo visionário balconista de loja de discos Roger Shepard, e inspirada nos primeiros selos independentes bem sucedidos do pós-punk — em especial a Rough Trade —, a casa de ótimos nomes como The Verlaines, 3Ds, Jean-Paul Sartre Experience, e mais uma enorme parcela de tudo o que é relevante no arquipélago, continua aberta até hoje. Getting Older é uma compilação que abrange os primeiros dez anos do selo, e uma boa forma para se compreender o que quer dizer o rótulo Dunedin Sound, uma peculiar releitura tosca e embaralhada do pop dos anos 60. Começando pela canção que dá nome à coletânea, da lendária mãe-de-todas The Clean, o disco passa por muitos momentos brilhantes em suas 20 faixas, entre eles Something New, do The Stones, a fantástica Crush, do Tall Dwarfs, e Dialling A Prayer, do Straitjacket Fits, encerrando com a ótima Not Given Lightly, de Chris Knox.

The Clean - Getting Older

The Stones - Something New

Tags: , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Flying Nun – Getting Older 1981-1991 (VA)”

  1. The Clean – Anthology « last splash Says:

    […] pelo punk e pelo rock dos anos 60; o que motivou o entusiasta Roger Shepherd a criar, em 1981, a Flying Nun Records, para pôr no mercado o 7″ Tally Ho/Platypus. Reza a lenda que o primeiro lançamento do The […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: