Grifters – Crappin’ You Negative

by

grifters

Crappin’ You Negative [1994] <- Download

O Grifters começou em 1989, com o nome de A Band Called Bud. No ano seguinte, foi rebatizado definitivamente — a partir do livro de Jim Thompson —, juntamente com uma mudança de configuração que trouxe para a frente o então baterista Dave Shouse. Substituído nos tambores por Stan Gallimore, Shouse juntou-se a Scott Taylor nos vocais e guitarra, com Tripp Lamkins permanecendo no baixo. Essa formação lançou cinco discos, alguns EPs, singles, e inúmeras músicas por coletâneas, até o encerramento das atividades em 2001.

Seguindo de perto os ótimos So Happy Together (Sonic Noise, 1992) e One Sock Missing (Shangri-La, 1993), Crappin’ You Negative é o terceiro álbum dos Grifters, lançado em 1994 pela Shangri-La. E é prova conclusiva de que o quarteto de Memphis é uma das bandas mais interessantes e autênticas dos anos 90, soando único mesmo quando posto ao lado dos nomes mais conhecidos do panteão DIY/lo-fi da década. De fato, do primeiro acorde da fantástica abertura Rats ao final da não menos perfeita Cinnamon, que encerra o disco, há uma tensão pungente e ininterrupta — explosões de ruído espalhadas por qualquer parte como minas terrestres; rompantes de fúria gratuita pontuando melodias infantis; mudanças de andamento e de clima dentro de uma mesma faixa, executadas com a naturalidade de um cavalinho de pau numa estrada congestionada. Aqui isso é possível.

E tudo soa milagrosamente coeso; apesar da heterogeneidade da produção, que só se compara à de um disco do Guided By Voices. Há faixas gravadas em estúdio — não significando que sejam polidas, ou profissionais —, bem como em cassette nos emblemáticos portastudios caseiros de quatro canais. Black Fuel Incinerator vai além, tendo sua base registrada em um estacionamento. A garagem ficou pequena para eles, nada mais justo.

Grifters - Rats
Grifters - Cinnamon

goodgrifters

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Grifters – Crappin’ You Negative”

  1. Kelley Deal 6000 – Go To The Sugar Altar « last splash Says:

    […] que não era apenas a irmã viciada da Kim Deal. Terminado o período de tratamento, ela recrutou alguns amigos e gravou Go To The Sugar Altar, lançado por sua própria gravadora, a Nice Records, em 96. O disco […]

  2. The Grifters – One Sock Missing « last splash Says:

    […] Missing é o segundo disco do Grifters, quarteto de Memphis que já passou pelo Last Splash com Crappin’ You Negative, de 1994. Lançada em 1993, esta é a estréia do grupo pela Shangri-la, onde permaneceriam até […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: