Cornelius – Fantasma

by

fantasma

Fantasma [1997] <- Download

Fantasma. Seria fácil gastar páginas e mais páginas aqui, pirando sobre o porquê desse álbum me atingir com tanta força. Sobre como eu me resguardo respeitosamente de tocá-lo demais, poupando-me da experiência, economizando minha percepção, fugindo. Poderia listar milhões de idéias que me bombardearam a cabeça quando o ouvi pela primeira vez, e te instruir sobre a maneira certa com que o metódico aqui acredita que esse disco deve ser apreciado. Mas para quê? Tudo isso só poderia te atrapalhar. Por ora, saiba que Cornelius é japonês, é um gênio, e  que Fantasma é sua obra-prima, indiscutivelmente.

É também um dos melhores discos dos anos 90, e uma das coisas mais assustadoras que um ser humano já realizou. Diferente, em inúmeros sentidos, do que você está acostumado a conhecer como um disco genial. Parte da magia de Fantasma é justamente sua imprevisibilidade, sua fuga de qualquer parâmetro lógico — apesar de ser difícil acreditar que Cornelius realmente quisesse fugir. Ele apenas não é parecido com mais ninguém, e aquela é somente sua leitura, desconstrução ou destruição da música pop. Sim sim, pop.

No fim das contas, “diferente de tudo” é mais um clichê, e, colocado da forma que estou colocando aqui, pode ser que você se sinta repelido, farejando barulhismo nonsense, vanguardismo cabeçal ou sacalismo pseudovanguardal. Fique tranqüilo quanto a isso — a falha é minha. Fantasma talvez não seja música pop, mas é erguido a partir dela. Tijolo a tijolo, átomo a átomo, fibra a fibra, grão por grão. E, de repente, o trajeto deixa de ser físico. O veículo acelera, decola, e passa para outro plano. É foda nesse nível.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

