Carnaval Shoegaze – Dykehouse

by

dykehouse

Midrange [2004] <- Download

Sem me aprofundar no assunto, por ora, devo dizer que eu realmente sou da opinião – perdoem o clichê e a inocência – de que coisas fantásticas podem sair de um simples quarto. Com idéias, disposição para experimentar e respeito pelas limitações do que se tem em mãos (estruturalmente falando), as barreiras para a arte só existem na cabeça de quem a cria. Michael Dykehouse prova isso de uma forma diferente das de outros nomes bem-sucedidos na produção caseira (os lo-fiers barulhentos dos anos 90 ou os folksters recentes como o Iron & Wine, por exemplo). Com uma guitarra, um microfone e um computador, o americano de Michigan construiu, em seu segundo disco, um mundo próprio.

Sucedendo a estréia eletrônica Dynamic Obsolescence (Planet Mu, 2001), Midrange (Ghostly International, 2004) abre e fecha com vinhetas, respectivamente From The Cradle (“do berço”) e To The Grave (“à sepultura”). No meio disso, Chapterhouse, Ride, Pale Saints e Slowdive ecoam, adornando os lamentos e confissões de Michael.

Parte dos revivalistas que têm ultimamente ressuscitado o shoegaze não me parece fazê-lo por uma mera escolha do tipo “é, bem que o estilo era legal, seria jóia voltar com isso agora que tá todo mundo esquecendo ou nem sabe do que se trata”. Os motivos do Dykehouse, por exemplo, parecem transcender esse raciocínio lógico – a impressão é a de que aquele som realmente importa para ele. Não é acaso Michael tê-lo escolhido para preencher o espaço entre seus figurativos berço e sepultura. E é provavelmente por isso que Midrange soa tão autêntico quanto os clássicos de que se apropria. A reflexão solitária e pessoal por baixo da massa sintética de suas densas programações é a verdadeira alma da coisa – tão própria de Michael Dykehouse quanto poderia ser.

Dykehouse - Signal Crossing

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: