Fim do Silver Jews

by

berman
Uma das bandas mais importantes dos anos 90 não existe mais. Esta semana, David Berman anunciou o fim do Silver Jews num fórum dedicado à banda. Entre aqui e entenda os motivos que o levaram a tomar esta decisão.

Em 89, David Berman convidou dois amigos da faculdade para tocar algumas músicas que estava compondo. Os tais amigos eram Stephen Malkmus e Bob Nastanovich, que no mesmo ano se juntaram a Scott Kramber num projeto paralelo chamado Pavement. Depois da consagração de Slanted & Enchanted, Berman passou a contar com o apoio de membros do Pavement apenas em alguns discos.

Um dos motivos para a diferença do sucesso do Jews e do Pavement é a personalidade depressiva de David Berman, que também dividia seu tempo entre a publicação de livros e as drogas. Em 2004, o crack levou-o a uma tentativa de suicídio interrompida a tempo por sua namorada, a baixista Cassie. Recuperado, no ano seguinte ele fez a primeira turnê em 16 anos de carreira, tocando nos Estados Unidos, Europa e Israel. A passagem pela terra santa rendeu um documentário, Silver Jew, lançado ano passado pela Drag City. Em 2008, a gravadora também colocou no mercado o último disco da banda, o elogiado Lookout Mountain, Lookout Sea.

Desde o ano passado, boatos davam conta de que o Silver Jews faria um show no Brasil ao lado do Of Montreal. Ficamos esperando a confirmação para postar três dos seis CDs da banda. O que era para entrar no clima do show, agora serve como uma despedida. Estes são os 3 primeiros, tão indispensáveis quanto qualquer um do Pavement.

ps.  Neste blog de Portugal tem uma entrevista que ajuda a entender um pouco a personalidade de David Berman, suas brigas como pai, o consumo de drogas, a relação com o judaísmo, a amizade com Stephen Malkmus, a recusa de fazer shows…

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Fim do Silver Jews”

  1. ~Matias Says:

    Ah… Soube😛

  2. Trabalho Sujo » Arquivo » Dave Berman dá um tempo nos Silver Jews - OESQUEMA Says:

    […] hein. Na onda, o Eduardo Vasconcellos, do Last Splash, fala um pouco mais sobre o fim da banda antes de começar uma retrospectiva uploadando os álbuns do… – incluindo o meu clássico pessoal, American Water, linkando para a resenha e a entrevista que fiz […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: