Superchunk 01

by

chunk_0
Tossing Seeds [1992] <- Download

Superchunk é capaz de mudar muitas vidas. Não que tenha mudado a minha, muito menos que vá mudar a sua. Mas um CD deles nas mãos de um adolescente fã de hardcore melódico pode ser um divisor de águas.

Não é uma banda de hardcore, não esse hardcore burro feito por gente que considera o estilo uma coisa fechada, auto-suficiente. Vários motivos podem levar desavisados a pensar que eles são da Epitaph: acordes oitavados, bateria incansável e vocais melódicos. Mas eles começaram na Matador, lançando discos capazes de agradar fãs de Sonic Youth e Guided by Voices.

Poucas bandas de sua geração encarnaram tão bem o espírito do it yourself quanto eles. Durante o boom do Nirvana, quando várias bandas alternativas foram contratadas por majors, o Superchunk fez o caminho oposto e passou a gravar seus discos pela Merge, criada pelo vocalista Mac McCaughan. Os três primeiros lançamentos via Merge, com músicas gravadas entre 89 e 93, ajudam a contar um capítulo importante do rock alternativo dos anos 90.

Tossing Seeds reúne singles e raridades, algumas delas lançadas pela Matador. Soa como uma banda colegial inspirada em Husker Du e Replacements, um ótimo exemplo de como era interessante o rock alternativo americano no final da década de 80. O vídeo abaixo é impressionante, uma gravação do primeiro show da banda em 89. No youtube tem mais 3 músicas deste mesmo show, recomendo assistir todas.

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Superchunk 01”

  1. stefano Says:

    parabéns pelo blog
    gosto de coisas garageiras, lo-fi e noventistas, portanto devo virar assiduo por aqui
    braço

  2. du Says:

    valeu, stefano!
    massa vc já ter sacado a nossa pegada logo nos primeiros posts…

  3. jr. Says:

    de fato, capaz de mudar vidas. Um pacotinho com Slanted & Enchanted, algum Guided e outro qualquer dos Chunks é bem capaz disso mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: